Requalificação da Biblioteca Municipal do Porto por 31 milhões de euros

Christina Genet

A empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A. será responsável pela execução das obras, que preveem a modernização do edifício e a valorização de elementos construtivos de valor histórico.

A Biblioteca Municipal do Porto em São Lázaro vai ser reabilitada pela empresa de engenharia e construção Teixeira, Pinto & Soares, S.A. (TPS) num investimento de 31 milhões de euros. A TPS será responsável pela execução do projeto de reabilitação desenvolvido pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura. Trata-se do antigo Convento de Santo António da Cidade, onde foi instalada a biblioteca pública do Porto em 1842, por decreto do rei D. Pedro IV.

A intervenção contempla a requalificação de espaços interiores e exteriores e tem como objetivo modernizar o edifício, preservando os elementos construtivos e decorativos de elevado interesse arquitetónico e histórico, nomeadamente arcos em pedra e fontes existentes. O projeto prevê ainda melhorias ao nível da funcionalidade, do conforto, da eficiência energética e da acessibilidade, em conformidade com as exigências atualmente em vigor.

A remodelação da biblioteca implicará também a redistribuição dos espaços, com vista a reorganizar os serviços. No plano de conservação e manutenção estão incluídos a atual Sala de Livre Acesso, a Biblioteca Infantojuvenil e o Auditório. Estes espaços já foram alvo de intervenções em 1982 pelo arquiteto João Carreira e em 1994 e 2001 pelo arquiteto Souto de Moura.

Antes da Biblioteca Municipal do Porto, a TPS já tinha executado as obras de beneficiação do Cinema Batalha no Porto, projeto que lhe valeu o Prémio Internacional de Arquitetura (TECHNAL), na categoria “Reabilitar”. Em 2021, a empresa conquistou também o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana pela execução da empreitada de reabilitação das Termas Romanas de São Pedro do Sul na categoria “Impacto Social”.

Newsletter Construção Magazine

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia Civil.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 12 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.